Agora Sem Inspiração

...

quinta-feira, novembro 23, 2006

Que Saudades Sr Joaquim. Avô Quim...

Eu adorava a tua máquina de escrever. Adorava quando me deixavas escrever nela.
E se eu gastava folhas!!
Ficavas furioso, dizias sempre que só sobrevive quem poupa...e eu não poupava...
Ficava orgulhosa por saber que o que escrevias era lido por muitas pessoas...e elas gostavam que eu sei.
Os meus momentos preferidos eram quando me passeavas na Baixa, ao domingo de manhã. Compravas-me uma madalena, (que eu demorava uma hora a comer), pegavas-me ao colo e punhas-me em cima do balcão.
A Dona Isabel
- Então Joaninha, vieste com o avô?
Gostava que todos soubessem que eu era tua neta, tu um homem tão importante...pelo menos para mim.
Adorava quando de manhã ao fazeres a barba me punhas o teu after-shave que cheirava tão bem. Era azul transparente. Era o teu cheiro.
E a tua sopa...lembro-me de pedires a sopa a ferver. O tacho era pequeno, redondo e com cinco dedos de fundo...ah e tinha uma pega preta. Comias directamente de lá, acabada de sair do lume.
Adorava quando me deixavas regar o limoeiro do jardim com uma mangueira maior que eu...era verde. Acabava sempre toda molhada, e tu rias-te mas ficavas sempre procupado comigo por causa das constipações, dizias tu.
Adorava ir arrancar ervas daninhas do quintal, enquanto ela nos via da janela da cozinha...e eu acabava sempre por conseguir roubar
uma rosa do roseiral sem que tu visses...eram lindas...eras tu que as mantinhas vivas.
De manhã invadia a vossa cama agarrada ao meu boneco de cabelo azul, o Joãozinho (acho que tinha o nome do marido da porteira), e encaixava-me no meio de vocês dois. Tu rias-te muito e eu pedia que me contassem uma história, e vocês faziam vozes diferentes...e eu delirava!
Tu eras muito responsável, muito honesto, muito humilde, muito bonito.

Lembras-te daquela promessa que te fiz?
Eu estou a cumpri-la avô, eu juro que estou a cumpri-la...

Mas sabes o que mais me custa?
Não sei se vês...não te vejo, não te vejo nunca mais.
E dói...


2 comentários:

Anónimo disse...

das melhores coisas que escreveste.parabens...

Movimento FLAC disse...

A recordação essa ninguém apaga.. fica sempre contigo até ao fim dos teus dias e nunca morrerá por mais que tentes! Ninguém mata o amor...