Agora Sem Inspiração

...

domingo, novembro 05, 2006

Filoctetes








Caramba!

Não tenho palavras suficientes para descrever o espectáculo, em cena na Cornucópia.

Obviamente que na sua totalidade não é perfeito (na minha modesta opinião), mas os meus aplausos vão todos para Luis Miguel Cintra.

Foi a primeira vez que vi este grande senhor (agora sei!), em palco e rendi-me à sua forma tão completa de representar.

Que voz, que corpo ele assume para o seu Filoctetes, que presença imponente. Ele sim, leva o espectáculo ao colo do início ao fim. Magistral!

O cenário tão vazio mas ao mesmo tempo tão assumidamente cheio de imaginação, combina com o jogo de luzes, tão importante também.

Um pouco a desejar, ficou quanto a mim, o actor que dá corpo a Neoptólemo. Não tem uma grande voz, nem uma grande presença, mas obviamente vale o esforço de uma personagem difícil.

O coro de 4 marinheiros, indispensável para o desenrolar desta tragédia de Sófocles, além de conselheiro, tem um papel muito físico nesta encenação. De salientar, Nuno Gil, um dos marinheiros, que para mim, deveria ter mais protagonismo. Depois de o ter visto em "Odete", a última longa-metragem de João Pedro Rodrigues, fiquei com vontade de mais.

Estreei-me então como espectadora de uma tragédia grega, e que estreia!

No final do espectáculo, numa breve conversa com Luis Miguel Cintra (que fiz questão de esperar, para dar os parabéns), deu-me vontade de dizer " Quero mais!!", mas fiquei-me pelos parabéns que ele agradeceu discreta e humildemente.




2 comentários:

Anónimo disse...

Ora ai é que bate o ponto..."Ele sim, leva o espectáculo ao colo do início ao fim"... não achei assim tão bonito quando me explicaram que o "Grande" tem por hábito criar essa necessidade de colo! Não achei assim tão bonito um sr. tão grande (e eu sou o primeiro a dizer que ele é realmente um dos grandes cá da nossa praça) a assumir uma postura tão desagradável. Quanto ao Nuno Gil também não concordo. Não vejo o porquê de ter mais protagonismo! Qualquer das maneiras é um espectáculo agradável que recomendo. Enfim... vejam e tirem as vossas próprias conclusões. Bjs miúda

Ensaio disse...

Eu concordo na generalidade do post. Agora é preciso ter atenção que a voz de Luis Miguel Cintra é tão perfeita que todos os outros parecem que tem uma vozinha. Portanto, eu acho que o acotr que desempenha Neoptólemo está bem. Contrasta bem com Filoctetes.
Esperemos mais espectáculo da Cornucópia de qualidade igual ou superior.
Mais uma vez, bom post!